Projeto "Cores da Esperança" transforma ambientes hospitalares em Florianópolis |
Neste mês de março, o Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (Naipe DI/TEA), serviço vinculado à Secretaria de Saúde de Joinville (SES), comemora 20 anos de história.
A data foi celebrada em evento realizado nesta terça-feira (29), no auditório da UniSociesc. O encontro reuniu a equipe do Naipe DI/TEA, profissionais da SES, convidados e instituições parceiras. Como atração especial, o evento teve apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. O evento contou, ainda, com a presença do prefeito Adriano Silva; do secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva; e dos vereadores Maurício Peixer e Diego Machado.
Criado e mantido pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, o Naipe DI/TEA é um serviço exclusivo do município de Joinville e referência em atendimento à crianças com deficiência intelectual e autismo.
Atualmente, o Naipe DI/TEA possui 2.578 usuários cadastrados, além dos pacientes que já estão em atendimento e de outros em processo de avaliação. A Unidade realiza cerca de 2,3 mil atendimentos mensais e conta com equipe multidisciplinar formada por 42 profissionais, entre médicos de diferentes especialidades, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, nutricionista, enfermeiros e área administrativa.
De acordo com a coordenadora do Naipe DI/TEA, Gislaine Batista de Souza, ao longo das duas décadas, o serviço obteve importantes conquistas, tais como a ampliação da equipe, a expansão do atendimento e a inclusão do atendimento do público autista o que representou um desafio para os profissionais e um avanço para a comunidade de Joinville.
Ainda assim, existem melhorias a serem alcançadas: "Temos grande demanda de atendimento, precisamos ampliar o nosso espaço físico. Mas estamos felizes porque são desafios que já constam no Plano Municipal de Saúde 2022/2025", afirmou Gislaine.
Ao encontro dos objetivos da coordenadora, o prefeito Adriano Silva confirmou a construção da nova sede do Naipe DI/TEA, que deverá ocupar um terreno pertencente ao município, localizado próximo à Casa da Cultura.
"Já estamos trabalhando no processo de licitação para a contratação da obra do novo Naipe DI/TEA. Joinville e os nossos servidores da saúde são um grande exemplo. Continuamos tendo serviços especializados de referência e cada vez melhores", declarou o prefeito Adriano Silva.
Reforçando a importância do trabalho dos profissionais do Naipe DI/TEA, bem como de toda a equipe da rede, o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva reforçou o compromisso do município na busca contínua por melhorias.
"O Naipe DI/TEA conta com a equipe mais especializada do Sul do país, dentro da sua temática. O serviço não trata apenas os pacientes, mas as famílias. E embora as políticas públicas de financiamento não acompanhem o crescimento da nossa demanda, a Prefeitura de Joinville continua honrando e buscando novas estratégias para melhorar os serviços", afirmou.
Durante toda a terça-feira, o evento alusivo aos 20 anos do Naipe DI/TEA ofereceu aos participantes palestras sobre temas diversificados, ministrados por profissionais de referência.
Deixe seu comentário